sábado, 22 de setembro de 2012

79 anos!!

  Depois de uma semana complicada "enfim" chegou o dia do seu aniversário. Hoje, 22 de setembro, você faz 79 anos. Na minha melhor imaginação sobre como seria o céu, creio que tem uma festinha te esperando... E olha que se a Vovó for esperta, ela ficou observando as dicas de como é um aniversário pra você...muita coxinha, bolo de massa branca, brigadeiro de colher com confeite e claro, alguma coisa do São Paulo!
 Seu aniversário hoje, daqui cinco dias completa dois meses que você se foi e daqui sete dias é hora de comemorar o meu aniversário...quanta coisa em uma semana só! Falando em semana, essa foi complicada... acho que foi nela que eu realmente descobri o quanto saudade e amor machucam. Eu tentei ser forte como sempre fui, tentei não chorar, tentei dormir tranquila, mas não deu...por dentro tinha uma dor me agredindo (olha, uma palavra que há tempos não ouço né Bismark?!) Hoje eu resolvi colocar aqui, tudo o que a gente realmente significa um pro outro. Vidas passadas, extensão do eu, ligação fora do comum...não sei ao certo qual será a nomenclatura ideal para descrever a nossa relação. Sei que sempre foi assim. um pelo outro, um brigando com o outro, eu fingindo que não ouvia enquanto ele chamava, ele fazendo de tudo pra agradar, quantos momentos juntos, quantas recordações! É um amor acima de tudo, tão forte que virou o meu infinito.
  Eu acredito fielmente em algumas coisas do espiritismo por conta do meu Vô e acredito também que algumas coisas a gente pode "aceitar" pra chegar mais rápido. Desde que decidi que o meu intercâmbio seria em 2012, que não dava mais pra adiar, já sentia o que estava por acontecer...não sei explicar o porquê, talvez pelo fato de conhecer nós dois o suficiente pra entender que a nossa saudade não iria suportar essa distância gigante. Se estando em São Paulo já era difícil algumas semanas que eu sabia que ele não estava bem, imagine do outro lado do oceano?! E assim fui eu, resolvendo tudo na calada, adiando a conversa com ele em que eu contaria os meus planos de estudos. Até que no primeiro dia de férias, 22/06, sentamos no quarto e tivemos a nossa conversa. Aquele momento só nosso, onde ele me falava que eu precisaria da força de um gigante pra aguentar o que estaria por vir e eu pedindo para ele ficar forte pra conseguir aguentar e realizar o meu sonho. O Bismark e a Mariana em uma conversa que as palavras não queriam sair por medo do que estava por vir. Ironia do destino ou não, um mês depois dessa conversa ele estava internado.
  Eu prefiro as coisas assim, agradeci muito à Deus por ter acabado o sofrimento mas essa história de nunca mais é complicada e extremamente dolorida. Eu prometi que ficaria bem, sei que alguns dias não consigo e desabo a chorar mas hoje é dia de comemorar. Dessa vez de um modo diferente...eu não vou chegar em Barretos e preparar sua festinha inteira, não vou escolher uma roupa bonita pra mim e pra você, nem te passar perfume, arrumar seu cabelo e ganhar o primeiro pedaço do bolo, como em todos os anos. Mas eu sei que onde quer que você esteja, tem uma festinha linda te esperando!! Aqui, eu vou fazer um dos seus pratos prediletos...macarrão a bolonhesa e ah, com bastante molho! hehehe
 Depois de uma noite inteira sonhando com você e ganhando aquele abraço gostoso de sempre, eu te desejo um Feliz Aniversário, meu amor! Mais uma vez, obrigada por todos os ensinamentos, por toda a lição de vida, por ter aceitado tão bem a minha forma de te homenagear no meu corpo e por ser esse meu maior amor.
  "De todo o amor que eu tenho, metade foi tu que me deu."

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Toledo, uma cidade apaixonante.

 Há onze dias fui visitar Toledo, uma cidade perto de Madrid ( 30 min de trem e aproximadamente 1h de ônibus) que já teve seus dias de "glória". A cidade relativamente pequena foi reconhecida por ser a capital, até que  Filipe II mudou a corte para Madrid. Com isso, houve um declínio nunca recuperado.
 Assim que cheguei em Toledo, tive a sensação de estar em uma cidade cenográfica, é tudo muito lindo e muito apaixonante. Um dia é suficiente pra conhecer os pontos turísticos da cidade. Como uma parte da cidade é montanhosa, uma boa dica é pegar aqueles ônibus "city tour" em que você pode descer em um determinado ponto e retornar o dia todo. É uma ótima maneira de conseguir ver tudo em um tempo bom e sem subir as ladeiras íngremes.
O ônibus "Toledo City Tour" por 8,00 euros você pode passear quantas vezes quiser por um dia.
 Uma das coisas mais bonitas de Toledo é a Catedral. Ela fica na Plaza del Ayuntamiento e para visitá-la inteira, paga 8,00 euros. Quem não quiser pagar, pode entrar em um pedaço pequeno, rezar um pouco e acender uma vela por 0,10 cents. No lado de fora da igreja, há a representação da Santa Ceia, veja em imagem abaixo:


Veja a cidade sendo cortada por uma curva do Rio Tejo: 

Inclua Toledo nos seus próximos planos de viagem, é uma cidade extremamente linda e em um única dia é possível conhecê-la.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

O começo do começo.

 Depois de 12 dias aqui, posso dizer que já sinto que estou na "minha casa". Realmente não parece que faz tão pouco tempo que estou aqui..tenho a sensação de que já estou há mais de um mês! Aqui escurece lá pelas 22h e como o dia é longo, a sensação de ter mais tempo aqui é compreensível. As coisas são muito diferentes.. tem horas que não sei se algo tem no Brasil, se eu conheci aqui ou se já sabia. Aliás, depois vou tirar fotos e colocar algumas coisas como exemplo pra vocês verem...
 Em pouco mais de dez dias de intercâmbio eu já aprendi muitas coisas. Coisas pequenas que antes você não dava tanto valor, agora tem um significado enorme. Do mesmo modo que coisas "grandes" se tornam mesquinhas. Ter uma casa pra seis mulheres não é fácil, mas também não é muito difícil. Estamos nos dando bem e nos dividindo na limpeza. Uma regra básica para manter o respeito e a harmonia na casa: cada uma fazer o que realmente tem vontade. Se for fazer algo que não queira tanto pra na metade do passeio estar com cara fechada, não vá. Respeitar as diferenças é algo muito importante. Somos 2 paulistas e 4 baianas, há muita diferença cultural, muito respeito e muita afinidade. Quantas e quantas vezes não nos juntamos no quarto ou na cozinha pra ficar conversando e dar risadas...
 Eu tô aproveitando muito e agradecendo à Deus por estar aqui. Em uma fase difícil da minha vida eu tenho a oportunidade de estar conhecendo uma nova cultura e poder estudar aqui, em um país que sempre gostei muito. Alguns dias fico imaginando o quanto meu Vô deve estar orgulhoso por ver que a pequena dele teve a força de um gigante e chegou aqui, firme e forte (na medida do possível). Penso nele sempre, todos os dias e noites, sinto ele aqui perto de mim... o que me conforta muito! Ver que estou vencendo meus medos é algo que me deixa muito feliz e sei que orgulha aqueles que acreditam em mim... ter chegado até aqui, me deixa até emocionada! Só entendi e acreditei que moraria aqui por um tempo, quando consegui dar um ar de casa. 

domingo, 2 de setembro de 2012

Novo lar.

Há algum tempo eu venho relatando aqui a ansiedade em que estava ao pensar que meu intercâmbio estava chegando... Pois é, chegou e aqui estou eu, em Villaviciosa de Odón (cerca de 20min de Madrid)!!
Foi difícil me despedir de todos, aliás, nem consegui me despedir da maioria. Mas prefiro assim, despedida é algo muito chato... O aeroporto foi tranquilo, só foi meu pai e eu sabia que ele não iria chorar! As dez horas de voos foram MUITO cansativas..a poltrona que não ajudava, o tempo que não passava e o ipod que acabou a bateria!!! Aproveitei pra dormir né? Depois de andar muito conseguimos pegar as malas e encontrar as meninas da Go Tour (agência) para ir pro ônibus e vir pra Villa. Chegando em Villa, o motorista do ônibus nos largou no meio da rua e tivemos que descer com todas as malas!!! Foi um caos.. chegamos na imobiliária e ficamos quase duas horas esperando pra assinar o contrato. Sorte que a nossa casa é bem do lado. Enfim, escadas e malas não combinam muito bem. (ainda mais quando meu pai não está incluso nisso) hahaha
 O primeiro dia foi um pouco estressante por conta da casa e coisas que a imobiliária ainda não tinha arrumado. Mas ok, o começo é sempre mais complicado. Estou em uma casa com mais 5 meninas mas ainda falta chegar uma. Somos eu, Aline, Andrea, Mari, Sabine e a Jéssica que ainda não chegou. 
Pouco a pouco estamos arrumando tudo, divido o quarto com a Aline, estamos esperando instalar o guarda-roupas mas já fomos organizando as coisas para dar uma cara de "casa" e não de viagem. Ainda não chegou a internet na nossa casa, então vou no locutório ou venho na casa das minhas amigas que já tem. Mas voltamos ao fato de que início é tudo mais difícil.
 A cidade é linda, pequena e aqui, a maioria das pessoas ainda pratica a "siesta" que é assim: das 13:30/14h até 17:30/18h as lojas fecham para a soneca depois do almoço. O horário ainda é um pouco confuso pelo fato de escurecer muito tarde e ainda me perco muito...  Amanhã já temos aula na faculdade e é bom que vamos ver como é..
 Já fui uma vez pra Madrid, lá é lindo também..tudo parece um sonho! E ah, claro que não ia deixar de falar isso..as roupas na maioria são muito baratas aqui.. tem um tempo de rebajas (liquidação) aqui, pena que chegamos bem no fim hahaha Mas ainda deu pra aproveitar algumas coisas...
 De resto, esse é o tempo de adaptação em tudo. Comida, costumes, horário, clima... pouco a pouco vou me acostumando com tudo isso! 

Plaza Mayor em Madrid