segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paixão que se mistura com religião

Ontem o Corinthians conquistou o Campeonato Brasileiro e como sempre, foi motivo de muita polêmica. Não sou nenhuma torcedora fanática, não assisto todos os jogos e muitas vezes não sei o nome de todos os jogadores do meu time mas tem algo nesse tal de Corinthians que me prende, me faz xingar o juiz e quase roer as unhas. Comecei a gostar um pouco de futebol pelo tanto que via meu primo Henrique sofrer pelo Timão e hoje, agradeço a ele por me mostrar um pouquinho do que é a nação corinthiana.

Não vou discutir fundamentos, quem jogou bem ou mal, quem merecia ser campeão ou não, quem é o melhor do ano..o que eu quero é tentar demonstrar como o Corinthians atrai pessoas mesmo que seja pra torcer contra. Algo como se fosse um jogo entre ele e o resto do Brasil (assim como estava em imagem veiculado no Facebook). São Paulinos, Palmeirenses e Santistas, todos envolvidos em um único "ideal" : torcer contra o Corinthians. Talvez seja por não ser uma torcedora fanática mas não vejo razão pra isso acontecer, é algo que foge da minha capacidade de entendimento. Citei um exemplo em uma roda de amigos : Se o Corinthians chegasse ao final da Libertadores e estivesse jogando contra um time do Chile, você deixaria de torcer pro time que representa o Brasil só pelo fato de ser o Corinthians?? Quase 95% das pessoas me responderam que não torceriam..ou seja, mesmo sendo o único representante do Brasil, o fato de ser o time alvinegro incomoda demais. (Esqueçam as histórias de que ele nunca chegará na final de Libertadores, é uma HIPÓTESE..se acontecer, ótimo. Se não, sem problemas)
O Corinthians realmente não vive de títulos, tem toda uma atmosfera vibrante em torno desse clube que atrai apaixonados. A torcida espera que o objetivo de um campeonato seja realizado com sucesso, como toda outra torcida espera mas há um diferencial interessantíssimo na Gaviões..o apoio incondicional aos atletas. Ontem enquanto assistia o jogo pela Globo, assim que foi anunciado o gol do Vasco, imaginei que o estádio fosse silenciar por alguns momentos e em nenhum instante isso aconteceu..a torcida continuo cantando cada vez mais alto incentivando os atletas a não perderem o foco. Exemplo desse apoio incondicional tivemos quando o time foi rebaixado e nos jogos transmitidos nos sábados a tarde demonstravam o quão empolgadas os torcedores estavam. Aliás, com quase 26 milhões de torcedores, o clube teve todos os seus jogos da segunda divisão transmitido pelo canal de televisão aberta mais assistido do país.
 A torcida do "bando de loucos" empurra o time, participa do jogo e torce com o coração quase saltando da boca. Ainda não tive a oportunidade de sentir de perto essa emoção de assistir um jogo com a torcida incentivando mas pelos relatos de quem já foi, é algo que emociona, aquele arrepio de emoção. No meu ponto de vista, o meu clube é o que mais atrai todas as classes sociais, talvez pelo fato de sempre ser o "sofredor", algo que com certeza os brasileiros se identificam, cada um na sua batalha mas passando por dificuldades para chegar ao objetivo. Seja a classe alta, média ou baixa, todos encantados pelo modo como o Corinthians fascina os torcedores. "Vamo meu Timão, não para de lutar"

domingo, 4 de dezembro de 2011

Na dificuldade há o aprendizado

Como diz o ditado, uma imagem vale mais do que mil palavras né? Segundo ano consecutivo que novembro me surpreende negativamente..um ano com uma cirurgia de emergência no dia 16/11, em plena época de vestibulares após um ano de cursinho para enfim conseguir a tão sonhada vaga em uma faculdade pública. Esse ano estava tudo correndo muito bem até o dia 18/11. Estava em Barretos e um caminhão bateu no meu carro, no dia tudo que eu pensei era que fosse algo fácil para consertar tendo em vista que foi na traseira mas depois de quinze dias na oficina vem o resultado: PERDA TOTAL por ter perdido o chassi.
Fim de semestre, responsabilidades aqui em São Paulo, não poder ajudar minha mãe a resolver esse problema do carro me deixa com um certo sentimento de impotência. Ainda bem que não aconteceu nada comigo, agora é esperar pra ver quais serão os próximos passos da Corretora de Seguros até chegar a indenização e procurar outro carro pra comprar.

Enfim, espero melhoras de dezembro e muitas coisas boas por vir. Afinal o espírito natalino ajuda na renovação..seja ela de energia, esperança..o ano acaba para que as esperanças sejam renovadas e novo fôlego nos ajude a cumprir mais uma etapa.